terça-feira, 3 de abril de 2012

O Filoco o melhor vinho para ficar louco!


Pois que decidi puxar dos meus pequenos galões para ajudar uma amiga minha que é Enóloga, a promover/divulgar o seu Vinho.

Para quem não sabe um Enólogo é uma pessoa que estuda todos os aspetos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda, resumindo, um enólogo é uma espécie de totó de vinhos que nunca se embebeda, porque a forma que eles tem de apreciar os vinhos é a ficar um dia inteiro especados a olhar para um vinho, cheira-lo, bochechá-lo e no fim cuspi-lo, e no meio deste processo têm uma espécie de ereção provocada pela aveludada textura e corpo encorpado.

Eu não cuspo o vinho, porque tenho pena das pessoas que andaram ali na vindima a soar as estopinhas a acartar com os cestos, coitados tanto trabalho para no fim vir um gajo cuspir. 

Apesar de não dominar a arte de cuspir vinho para um jarro, digo-vos já que o produto é mesmo muito bom, esta é a minha opinião pessoal e é factual, uma vez que este vinho já foi premiado na Alemanha por uns Geeks do Vinho (que são umas bestinhas da prova). Portanto, tanto para o entendido que gosta de olhar para o vinho, cheirar, bochechar e cuspir, como para o individuo que gosta de beber este vinho é o mesmo que o BACO, o DEUS dos enólogos gosta de beber.

O vinho chama-se Filoco, é o vinho para um gajo ficar louco, e é fabricado com muito amor “end to end”, por pessoas vestidas (óbvio), na quinta do Filoco no Douro em Tabuaço, o vinho que sai de lá é bem melhor do que nos outros sítios, porque aquilo é tipo um paraíso, quase ninguém pisou aquelas terras virgens, é que a quinta ainda é longe, e é complicado de lá chegar a menos que sejam escuteiros ou peregrinos, e se lhes disserem que a Nossa Senhora de Fátima esteve lá, acho que eram meninos para lá ir a pé. 


Agora dizem vocês já com aquela mania de criticar o que um gajo diz “Ah mas se as terras não são quase pisadas como é que é feita a vindima??”, a vindima é feita por mulheres virgens encorpadas, virgens de forma a não tirarem a pureza do vinho, e encorpadas porque obviamente andam no ginásio, e mesmo assim ninguém pode entrar na vinha com ténis vindos da rua, usam sempre umas pantufas especiais para a ocasião.

O vinho é bom porque é pisado com botas de borracha e não de pé descalço, para não ficar com aquele cheiro desagradável a chulé. Depois de fermentado é guardado em barricas de carvalho Francês, do mesmo carvalho que foi usado para construir as embarcações do exercito francês do Napoleão Bonaparte, e se beberem uma ou duas garrafas ficam quase a falar Francês.

Para não enterrar o pastel e não deturpar mais a qualidade do vinho pela minha descrição pouco ortodoxa, sugiro que consultem as características do vinho no site http://www.quintadofiloco.com/, e que o comprem no El Corte Inglés, está à venda no Supercor nas lojas gourmet, é barato por menos de 9 euros conseguem comprar uma garrafinha.

Obrigado pela vossa atenção, agora vou apanhar o 742 e tentar dar uma de enólogo e apreciar o cheiro que por lá circula. 

2 comentários:

  1. Excelente post para um magnifico vinho, parabéns !!!

    ResponderEliminar
  2. Luís Muito Obrigado espero vê.lo por cá mais vezes e sob a companhia de um bom vinho do Douro! neste caso o filoco! :)

    ResponderEliminar